Conectate con nosotros

Notas

Sem reformas, Brasil não cresce, diz FMI

Publicado

en

O sistema tributário, que tem sido um dos alvos do protesto de caminhoneiros que parou o país, precisa ser simplificado, defende o FMI
Sem reformas, Brasil não cresce, diz FMI
© iStock

Notícias ao Minuto Brasil
HÁ 1 HORA POR FOLHAPRESS

ECONOMIA RELATÓRIO

Em um novo relatório sobre o Brasil, divulgado nesta sexta (25), o FMI (Fundo Monetário Internacional) afirmou que a recuperação econômica do país é «frágil», e sugeriu novas reformas no setor público, como a da previdência e a redução do custo bancário.

«Sem reformas adicionais, as perspectivas de crescimento são pouco inspiradoras», informou o órgão, no relatório do chamado Artigo 4º, que faz uma avaliação anual da economia dos seus países-membros.

O sistema tributário, que tem sido um dos alvos do protesto de caminhoneiros que parou o país, em função do impacto no preço do combustível, precisa ser simplificado, defende o FMI, que pede esforços para harmonizar os regimes federal e estaduais.

+ Negociadores do acordo Mercosul-UE voltam a demonstrar otimismo

O Fundo destacou que os custos sociais da recessão foram graves, com um elevado nível de desemprego e o aumento da pobreza, e que é preciso «forte liderança e determinação» para conduzir as reformas necessárias ao crescimento.

Entre as principais, está a da previdência, que o órgão afirma ser uma «necessidade». «Os gastos com a previdência social são muito altos, crescentes e insustentáveis -claramente, o Brasil é um ponto fora da curva entre a maioria das economias emergentes, inclusive na América Latina», disse o relatório.

A sugestão é aumentar a idade mínima para a aposentadoria, desvincular o piso do salário mínimo e corrigir a «generosidade indevida» nas aposentadorias de alguns segmentos da população, «sobretudo dos funcionários públicos».

O órgão também recomenda a revisão da fórmula de reajuste do salário mínimo, bem como da remuneração dos servidores públicos, «para reduzir distorções no mercado de trabalho».

Por outro lado, o FMI elogia a implantação do teto de gastos, a reforma trabalhista e novas medidas para facilitar o crédito, como o cadastro positivo, assim como a atual política monetária, que afirma ser «apropriada». Com informações da Folhapress.

PUBLICIDADE.
NUEVA EMPRESA DEL GRUPO CAPITANBADO.COM
GLOBAL INVEST PJC.
COMO INSTALAR SUA EMPRESA EM PEDR JUAN CABALLERO.

PUBLICIDAD.


Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

APP FM CAPITANBADO.

Oi pessoal to passando pra informar que nosso RADIO FM já tem o seu próprio App FM CAPITANBADO, sua radio para Android e o mais legal ele é GRATIS. E gostaria de pedir para todo os nossos internautas que instalem, comente e avalie o aplicativo para assim ir melhorando o App.- FM Capitán Bado: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.fmcapitanba

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Más popular