Notas
Lavouras de soja da região Sul devem enfrentar temporais neste início de semana
![](https://www.canindeyudigital.com/wp-content/uploads/2020/01/canindeyu-digital-com-portal-de-noticias-de-canindeyu-canindeyu-en-segundos.jpg)
egundo a Somar Meteorologia, uma frente fria retorna para a região com trovoadas e rajadas de vento. Em Mato Grosso do Sul também é esperado grandes volumes de precipitações
De acordo com imagens de satélite e radares meteorológicos, há registro de pontos de chuva em algumas áreas do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, oeste da Bahia, Pará e em pontos bem isolados do estado de Rondônia.
Dias mais quentes?
A notícia de que o serviço meteorológico do governo britânico divulgou que o mundo entrou na década mais quente de sua história (registros dos últimos 150 anos), deixou o setor agrícola em alerta. Isso porque as temperaturas podem ficar até 1,5ºC mais elevadas que o normal no planeta, considerado um limite crítico para o aquecimento global.
Se esses dados se confirmarem, o período de 2014 a 2023 será a década mais quente já registrada. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou uma análise mostrando que os 20 anos mais quentes já documentos aconteceram nos últimos 22 anos.
Continue lendo e entenda melhor o caso!
SUL
Tempo instável e chuva sobre toda a região Sul do país devido passagem de uma frente fria. Há potencial para temporais com trovoadas, descargas elétricas e até eventual queda de granizo nos três estados da região, mas os maiores acumulados ficam concentrados na metade sul do Rio Grande do Sul, onde o céu fica nublado e a chuva ocorre a qualquer momento. Vale ressaltar que a frente fria chega no fim do dia, ou seja, antes disso, a temperatura dispara e o calor é intenso na região. Outro destaque são os ventos fortes, com rajadas acima dos 70 km/h em boa parte da região.
![](http://www.projetosojabrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/02/SU_prec_1-15.jpg)
![](http://www.projetosojabrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/02/grafico_prev_chuva-65.png)
![](http://www.projetosojabrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/02/grafico_prev_chuva-66.png)
![](http://www.projetosojabrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/02/grafico_prev_chuva-67.png)
SUDESTE
A semana começa com tempo instável e chuva sobre a maior parte do Sudeste, ainda sob o efeito de instabilidades no alto da atmosfera. No entanto, vale ressaltar que são pancadas rápidas, isoladas e sem grandes acumulados. O sol predomina durante a maior parte do dia e mantêm as temperaturas elevadas. O tempo firme, com sol entre poucas nuvens ao longo de todo o dia predomina apenas entre o norte de Minas Gerais e o Espírito Santo devido a atuação de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades. O calor é ainda mais intenso nessas áreas.
![](http://www.projetosojabrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/02/MG_prec_1.jpg)
![](http://www.projetosojabrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/02/grafico_prev_chuva-68.png)
![](http://www.projetosojabrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/02/grafico_prev_chuva-69.png)
CENTRO-OESTE
Tempo instável e expectativa de chuva em todo o Centro-Oeste devido instabilidades no alto da atmosfera. Aliás, devido a formação de uma área de baixa pressão atmosférica no Paraguai, há potencial para chuva forte em Mato Grosso do Sul, onde as pancadas devem ocorrer acompanhadas por trovoadas, descargas elétricas e até queda de granizo. Nas demais áreas, a chuva é rápida e sem grande intensidade. Apesar da chuva, o calor segue intenso na região central.
![](http://www.projetosojabrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/02/CO_prec_1-15.jpg)
![](http://www.projetosojabrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/02/grafico_prev_chuva-70.png)
![](http://www.projetosojabrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/02/grafico_prev_chuva-71.png)
![](http://www.projetosojabrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/02/grafico_prev_chuva-72.png)
NORDESTE
A semana começa com tempo instável e expectativa de chuva sobre a maior parte do Nordeste ainda sob o efeito de instabilidades no alto da atmosfera. Os maiores acumulados seguem concentrados entre o litoral do Maranhão e do Ceará, mas dessa vez, com maiores aberturas de sol elevação da temperatura. Em contrapartida, uma massa de ar seco toma conta da maior parte do estado da Bahia e inibe a formação de nuvens carregadas e consequentemente diminui a chance de chuva.
![](http://www.projetosojabrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/02/NE_prec_1-15.jpg)
![](http://www.projetosojabrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/02/grafico_prev_chuva-73.png)
![](http://www.projetosojabrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/02/grafico_prev_chuva-74.png)
![](http://www.projetosojabrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/02/grafico_prev_chuva-75.png)
NORTE
A semana começa com tempo instável e expectativa de chuva sobre a maior parte da região Norte do país, ainda sob o efeito de instabilidades tropicais. As pancadas são rápidas, intercaladas com períodos de sol e calor. O tempo firme ocorre somente em áreas de Roraima devido a atuação de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades.
![](http://www.projetosojabrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/02/NO_prec_1-14.jpg)
![](http://www.projetosojabrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/02/grafico_prev_chuva-76.png)
-
Notas6 días hace
Hasta el 4 de febrero se pueden inscribir docentes para concurso de banco de datos para 14.735 cargos
-
Paraguay1 semana hace
Ruta de los Saltos invita a conocer majestuosos recursos hídricos en seis departamentos
-
Notas2 semanas hace
Proyecto sobre techos fríos encarado por Argentina, Brasil y Paraguay busca combatir cambio climático
-
Paraguay6 días hace
Inicia proceso de modernización y trazabilidad de la ganadería con sistema de identificación individual de bovinos