Notas
Empresários pescam Jaú de mais de 60kg no rio Dourados/MS
Os empresários caarapoenses Jeremias Almeida e Leonidas Moreno pescaram um Jaú na madrugada desta sexta-feira (20), por volta das 4h, no rio Dourados, divisa entres os municípios de Dourados e Caarapó.
Jeremias disse que a espécie pesou em torno de 60kg e mediu cerca de 1,60m. “O Jaú é muito grande, em todos os anos que eu pesco, nunca peguei este peixe, ainda mais sabendo que ele é raro aqui”, conta o pescador.
Segundo ele, seu companheiro de pesca já havia pescado outro peixe maior que este, mas no Pantanal, “já no Rio Dourados foi a primeira vez que pescou um exemplar como este”.
Ele afirmou ainda que o peixe deu muito trabalho para conseguir colocá-lo no barco. “Chegamos no final da tarde de quinta e até as 4h não tínhamos pescado nada, então o Jaú mordeu a isca e assim ele arrastou o barco a mais de 400m pelo rio durante 45min. Foi muito difícil conseguir pegá-lo, pois ele é um peixe forte, teve hora que até pensei em cortar a linha, porém criei mais resistência e ele se entregou e foi ai que conseguimos colocá-lo no barco”, relata Almeida.
O Jaú é um peixe de couro encontrado em quase todos os rios pantaneiros de médio e grande porte e na Bacia Amazônica. Podendo atingir 100 quilos de peso e 1,5 de comprimento. Jeremias afirmou que pelo tamanho e peso, o peixe é muito difícil de pescá-lo com a linha que usava no momento da pesca.
“Nós estávamos usando um molinete com a linha 0,60mm e com ela é muito difícil conseguir pegar este peixe, pois pode arrebentar em virtude da força que o peixe possui”, ressalta.
“Esse foi o dia do pescador, e assim posso dizer que este foi um grande prêmio que recebemos, pois é uma grande conquista pescar um peixe como o Jaú”, comemora o pescador.
A dupla de pescadores teve uma façanha parecida como esta em outubro do ano passado, na qual pescaram dois Pintados no rio Dourados, próximo ao local que pescaram o Jaú nesta sexta-feira, um pesando 52kg e outro 38kg.
Fonte: Caarapó News
-
Notas2 semanas hace
Itaipu insta a respetar la veda pesquera para preservar diferentes especies acuáticas
-
Notas2 semanas hace
Senatur y Juventud premiaron a ganadores del concurso «Turismo Joven y Creativo»
-
Canindeyú2 semanas hace
Pronóstico agrícola indica escenario favorable de lluvias para el campo
-
Paraguay2 semanas hace
Ojeipe’a espinel ha red ysyry Paraguái ha Paranágui oñemoañete hag̃ua véda