Notas
Conheça a madeira sustentável produzida com casca de mandioca, resistente às traças, cupins e até ao fogo.
![](https://www.canindeyudigital.com/wp-content/uploads/2020/01/canindeyu-digital-com-portal-de-noticias-de-canindeyu-canindeyu-en-segundos.jpg)
Hoje venho falar de um projeto muito bacana desenvolvido por um grupo de estudantes do Colégio Sesi, de Araucária (PR) – região metropolitana de Curitiba. A ideia inicial delas era produzir um plástico biodegradável, porém, com o avanço das pesquisas o projeto acabou se direcionando para outra inovação: elas conseguiram produzir um tipo de madeira sustentável produzida com casca de mandioca, tetraborato de sódio (bórax), cola e água.
![Na imagem há três estudantes vendo os pedaços de madeira sustentáveis produzidas com casca de mandioca, expostas em uma bandeja durante a sétima edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias), realizada em Foz do Iguaçu (PR)](https://designculture.com.br/wp-content/uploads/2019/05/12.jpg)
Este experimento foi apresentado e recebeu destaque durante a 7ª edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias), realizada em Foz do Iguaçu (PR), por ser uma alternativa de baixo custo e ambientalmente correta.
![Na fotografia há um pedaço de madeira sustentável produzida com casca de mandioca](https://designculture.com.br/wp-content/uploads/2019/05/conheca-o-projeto-de-madeira-sustentavel-produzida-com-residuos-da-mandioca-foto.jpg)
“A nossa madeira é feita a partir de resíduos orgânicos da mandioca, como a casca, e utilizamos também outros componentes para deixá-la mais compactada. Para nós fazermos a nossa madeira, fomos variando a quantidade dos nossos materiais (mais cola, menos cola. Mais casca, menos casca), até encontrar o nosso protótipo ideal”, explicam as estudantes Amanda Bueno Coutinho, Ana Vitória de Lara e Letícia Azambuja de Souza sobre o processo.
A madeira de mandioca, além de ser sustentável tem outra vantagem: é resistente a traças, cupins e até fogo. Através do teste de inflamabilidade, as estudantes obtiveram um resultado muito parecido com o MDF Fire, que é produzido na América Latina. E completa: “Além disso, a nossa madeira é praticamente impermeável. Nós deixamos imersa por cerca de três dias. Quando retiramos, achamos que tínhamos perdido o teste porque ela havia inchado completamente. Mas quando secou, voltou ao estágio inicial. Isso significa, que mesmo que ela infiltre ela consegue evaporar essa água novamente.” O próximo passo definido por elas é buscar a produção de madeira em larga escala
-
Notas1 semana hace
Hasta el 4 de febrero se pueden inscribir docentes para concurso de banco de datos para 14.735 cargos
-
Paraguay2 semanas hace
Ruta de los Saltos invita a conocer majestuosos recursos hídricos en seis departamentos
-
Paraguay1 semana hace
Inicia proceso de modernización y trazabilidad de la ganadería con sistema de identificación individual de bovinos
-
Notas2 semanas hace
Policía destaca nueva ley, más agentes e inversiones para fortalecer su labor en rendición de cuentas